Nos dias 3 a 10 de fevereiro de 2024, a cidade de Braga recebeu 35 jovens provenientes de Portugal, Itália, Polónia, Grécia e Hungria, para participar num intercâmbio internacional de jovens que versou sobre a temática da participação jovem na comunidade, intitulado “Your Part Matters!”, organizado pela Juventude Cruz Vermelha – Delegação de Braga e cofinanciado pela União Europeia, através do programa Erasmus+.
A União Europeia consagrou um conjunto de 11 Objetivos para a Juventude Europeia (em inglês: European Youth Goals) que correspondem a objetivos no domínio da juventude tendo em vista promover o seu desenvolvimento social e cívico e acima de tudo aumentar a consciencialização para um conjunto de matérias que foram destacadas pelos jovens como pontos focos de atuação. Versando sobre o #9 objetivo – Space and Participation for All (em português: Espaço e Participação para Todos), este intercâmbio teve como principal objetivo fomentar o reconhecimento dos jovens no uso da sua Voz. Partindo da premissa de que todos os jovens possuem em si a capacidade para agir, para se pronunciar e defender os seus ideais, o projeto pretendeu encorajá-los e capacitá-los em tomar uma posição na sua comunidade. Existe um sentimento generalizado, não apenas da ausência de uma voz representativa dos jovens, mas da própria possibilidade de cada um de nós ter a capacidade para intervir nos mais diversos assuntos.
Tendo em vista estas problemáticas, o projeto contou com atividades de educação não formal e informal onde desconstruíram a (in)existência de uma perceção igual sobre o mesmo tema, partindo de diferenças culturais e pontos de vista distintos, pretendeu-se que os participantes se consciencializassem sobre a possibilidade de encarar o mesmo problema de diferentes prismas, não desmerecendo opiniões que se afastem das nossas e entendendo que há lugar para todos, sendo possível uma harmonização de ideais. Os participantes também tiveram a possibilidade de apresentar a realidade do seu país, aprender sobre o Erasmus+ e outras oportunidades internacionais, bem como diferentes métodos de aprendizagem.
Foram ainda realizadas atividades que tiveram como objetivo a reflexão sobre aquilo que é participação jovem e os diferentes tipos que existem, conhecendo através de que meios a podemos desenvolver na comunidade. É ainda de destacar a realização de uma atividade intitulada “World Cafe”, que contou com a participação de importantes figuras da sociedade, desde políticos, psicológicos, ativistas climáticos e representantes de organizações locais, todos eles jovens, tendo em vista promover o contacto entre todos e desconstruir pré-conceitos (e preconceitos) e de patilha de experiência sobre o tema da participação juvenil nos diferentes quadrantes da sociedade.
De regresso a casa, os jovens levaram consigo a vontade da Mudança, predispostos a utilizar as ferramentas que aprenderam connosco na sua comunidade. A cidade de Braga foi o epicentro da Voz Juvenil, adotando o mote “Your Part Matters!”.
Testemunho Participante:
“When I arrived here, I was thinking, “Where am I? I want to come back to my home,” and now I feel like this experience is one of the most important in my life. I am just a different person here; I talk with everyone, and I always express my opinion, and for me, that’s so strange. So when I come back to my home, I will try to be better with myself and with other people.”
Tradução para português
“Quando cheguei pensei “onde é que eu estou? Quero voltar para minha casa” e agora sinto que esta é uma das mais importantes experiências da minha vida. Aqui sou uma pessoa diferente, converso com toda a gente, consigo sempre expressar a minha opinião, e isso para mim é algo muito estranho. Quando voltar para casa, irei tentar ser melhor comigo mesmo e com as outras pessoas”