O que deviam ser os Conselhos Municipais da Juventude?

Os Conselhos Municipais de Juventude são uma competência dos municípios. Representam órgãos consultivos que promovem a participação jovem e o envolvimento de organizações de juventude na definição de políticas de juventude e dos concelhos, pelo que importa que jovens e municípios têm uma voz ativa na sua modelação e aperfeiçoamento.

Nos dias 23 e 24 de abril, realizou-se o I Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude, que aconteceu a partir de Braga, em formato digital, e que juntou mais de 300 participantes. Esta iniciativa foi um trabalho conjunto entre os Municípios de Braga e do Porto, CNJ – Conselho Nacional de Juventude – Portugal, FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Este encontro que abriu com a questão «o que deviam ser os Conselhos Municipais da Juventude?» trabalhou durante dois dias no intuito de desenvolver uma «Carta A3: 10 ideias para modernizar os Conselhos Municipais da Juventude» e uma «Bolsa de projetos para transformar ideias em boas práticas», sendo que o objetivo primordial passou por reforçar a participação jovem nos processos de decisão a nível local.”

https://encmj.cm-braga.pt/

Manual do ENCMJ 2021
(download PDF)