Associativismo

Associativismo Juvenil

Quando falamos em Associativismo, associamos palavras como participação, solidariedade, união, cooperação, envolvimento, voluntariado, entre outras, todas em prol de um bem comum ou dedicadas a uma determinada causa ou território/comunidade.

É também reconhecido o seu valor como um instrumento de potencial desenvolvimento económico, que gera riqueza para os seus territórios não só do ponto de vista monetário, mas também no aumento de competências sociais de todos aqueles que envolve no seu trabalho diário.

Braga tem um território fértil no que concerne ao movimento associativo, fruto de vários fatores, mas essencialmente das vontades e aspirações das jovens gerações bracarenses.

É reconhecido assim o trabalho das Associações Juvenis da cidade de Braga e diversidade de áreas de intervenção em que atuam, a sua importância para o crescimento da nossa cidade é tao grande quanto a importância das suas iniciativas e contributos para uma Braga mais cada vez mais jovem.

Associativismo

Lei n.º 23/2006 - Antigo Regime Jurídico do Associativismo Juvenil

Associativismo

Lei n.º 57/2019 - Regime Jurídico do Associativismo Jovem

Associativismo

Lei n.º 40/2007 - Associação na hora

Associativismo

Estatuto de Dirigente Associativo

Associativismo

Requerimento do Estatuto de Dirigente Associativo

Olhá a minha Freguesia

O Dia do Associativismo deverá ser sempre comemorado pelo Município e por todas as associações e organizações a 30 de abril, como forma de celebrar uma conquista do 25 de abril de 1974: o direito à associação.

Partindo desta premissa o Pelouro da Juventude decidiu ir a terreno e percorrer todas as freguesias que compõem o concelho de Braga com o projeto “Olhá a minha Freguesia”, em busca daqueles que através das várias formas de associação, procuram uma forma de intervir ativamente no seu território, tornando-o num local único.

Podes ver todos os vídeos aqui no nosso canal de youtube.

X