Pelouro da Juventude

Bem-vindos a Braga, cidade com Juv(b)entude!

Criamos este este espaço para que possas interagir com a Equipa da Juventude. Se tens um talento escondido, se tens uma ideia ou apenas queres saber mais acerca de algum projeto nosso.

Experimenta, nós estamos sempre por aqui!

A cidade de Braga reconhece nos jovens o seu próprio futuro. Assim, o Município tem como missão a criação de todas as condições que permitam assegurar aos seus jovens um futuro com autonomia, segurança, iniciativa e responsabilidade.

Nesse sentido, a estratégia Municipal para a Juventude assenta em pilares fundamentais como a promoção da participação cívica dos jovens nas dinâmicas socias em que se inserem, ou a sensibilização para estilos de vida saudáveis e cívicos.

Além disso, o Município procura assegurar acompanhamento aos jovens da sua cidade em momentos de escolha e de mudança, tal como aquando da procura do primeiro emprego, através de várias iniciativas de apoio e promoção das capacidades e competências daqueles, nomeadamente promovendo o empreendedorismo, a criatividade e o conhecimento como elementos de desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Por outro lado, o município não descura o desenvolvimento de atividades recreativas e desportivas que vão de encontro às expectativas dos mais novos, ou até mesmo a criação de atividades para ocupação dos seus tempos livres.

A Autarquia promove a sua ação de encontro a estes propósitos, em permanente relacionamento e interação com os diferentes agentes sociais, que centram a sua atividade em prol da Juventude Bracarense.

Plano Nacional da Juventude 2022 – 2025

O Plano Nacional da Juventude é um documento estratégico que estrutura politicas, programas, iniciativas e projetos de e para a juventude.

Naquela que é a sua segunda edição o principal foco foi escutar jovens, associações juvenis e técnicos de juventude no sentido de aferir quais as suas dificuldades, anseios, expectativas, oportunidades, assim como a sua visão para a juventude em Portugal.
Assim, com vista a apurar resultados, durante alguns meses foi lançado o desafio para que todos respondessem a um inquérito online.

Desta auscultação resultaram um conjunto de mais de 420 medidas que irão procurar responder àquilo que são os principais propósitos da juventude, tendo em conta os seguintes eixos prioritários:
Emancipação e Autonomia; Educação e Ciência; Cidadania e Participação; Estilos de Vida saudáveis e Cultura e Criação Livre.

Fala connosco

Queremos saber tudo de ti, se tens um talento escondido, uma ideia ou apenas queres saber mais acerca de algum projeto nosso, é aqui que nos podes contactar.

Criamos este este espaço para que possas interagir com a Equipa da Juventude. Experimenta, nós estamos sempre por aqui!

X