O Programa de Voluntariado Jovem – Voluntaria-te encerrou sexta-feira aquela que foi a sua primeira edição da Páscoa e que se revelou um sucesso com a participação de 31 jovens nos dois projetos “Escola Amiga dos Animais” e “Páscoa na Quinta”.
Durante duas semanas intensas, os voluntários do “Páscoa na Quinta” participaram em atividades variadas, das quais se destaca o apoio na preparação das atividades e acompanhamento das visitas à Quinta Pedagógica.
Os participantes no “Escola Amiga dos Animais” trabalharam a sensibilização para a causa animal junto dos mais pequenos, com deslocações às creches e jardins de infância de Braga. Um total de mais de mil crianças foram sensibilizadas para o bem-estar animal e o problema do abandono, com os voluntários a fazerem-se acompanhar nas visitas por um animal à guarda do gatil de Braga.
O compromisso e o entusiasmo demonstrado pelos jovens voluntários foi notório, refletindo o interesse crescente na causa e o desejo de fazer a diferença nas suas comunidades.
Ao longo dos últimos 3 anos o voluntariado jovem, através do Voluntaria-te, tem vindo a ganhar destaque entre os jovens de Braga, facto evidenciado pelo número crescente de participantes inscritos.
O voluntariado não só proporciona oportunidades valiosas de aprendizagem e crescimento pessoal, mas também através da oferta desta edição da Páscoa, contribuiu para a consciencialização sobre a importância da proteção animal e da sustentabilidade ambiental, causas que os jovens abraçam com enorme responsabilidade.
Para Sameiro Araújo, “O Voluntaria-te é uma experiência impactante que certamente semeia e inspira os voluntários a prosseguirem com o seu envolvimento em atividades de voluntariado e serem agentes de mudança nas suas vidas diárias, e o Município celebra o seu compromisso, através deste programa, fomentando uma cultura de solidariedade e responsabilidade social entre as gerações mais jovens”.