30m à conversa com as Associações de Estudantes

Para celebrarmos o Dia Nacional do Estudante, o Pelouro da Juventude do Município de Braga, convidou as Associações de Estudantes de Braga para uma conversa, que se quis informal e cheia de partilhas.

Num total de 13 Associações, marcaram presença 26 jovens que num primeiro momento, acompanhados pela equipa da Juventude, estiveram no GNRation num momento de trabalho e de conhecimento, naquele que foi o 5º Encontro da Rede de Associações de Estudantes. Esta é uma rede que tem por objetivo capacitar os nossos jovens líderes através da partilha, conhecimento e cooperação.

Num segundo momento, no espaço MAVY, os jovens puderam contar com a presença da Vereadora da Juventude, Dra. Sameiro Araújo, que partilhou com os jovens presentes a sua experiência enquanto jovem estudante e as diferentes realidades vividas num outro tempo, um tempo fechado e sem liberdade. E que desse tempo e das lutas desencadeadas pelos estudantes em 62, na célebre crise académica, originaram a celebração deste dia: o direito aos estudantes a terem voz.

A convite da equipa da juventude, marcou presença o Rui Rodrigues, um jovem que quis partilhar a sua vontade de criar uma associação de estudantes na sua escola. E para isso contou com o apoio das associações presentes, que prontamente se prontificaram para ajudar num processo que será longo mas que será uma conquista e uma voz para os estudantes da sua escola.

X