“Politiquices à Séria” promoveu debate entre e para os jovens sobre as Eleições Legislativas de 10 de março

Num evento marcante que reforça a importância da educação cívica, a iniciativa “Politiquices à Séria” promoveu o primeiro debate entre jovens sob a temática das eleições legislativas. Com este tema, a iniciativa visa estimular a participação política dos mais jovens, capacitando-os com conhecimentos sobre o sistema político e incentivando a discussão construtiva.

A primeira sessão do “Politiquices à Séria”, organizada pelo Município e pelas Associações de Estudantes das Escolas Secundárias do concelho, realizou-se na manhã do dia 20 de fevereiro, no Centro de Juventude de Braga, e contou com casa cheia, o que reflete o crescente interesse dos jovens nas questões políticas. A atmosfera participativa destacou a sede de conhecimento dos jovens eleitores, inquietos por entender melhor o processo democrático e o seu papel na sociedade.

O debate, protagonizado pelos jovens representantes dos Partidos Políticos com assento na Assembleia da República, teve como moderador o jornalista Rui Sequeira, da Antena Minho, e deu oportunidade aos participantes de questionar e dialogar diretamente com políticos experientes, promovendo um diálogo aberto e esclarecedor. O evento enfatizou, também, a necessidade de cultivar uma cultura de participação ativa desde tenra idade, preparando os futuros eleitores para compreender e influenciar as decisões políticas. A ênfase na educação política destaca o compromisso da iniciativa em formar cidadãos informados e responsáveis.

Para Sameiro Araújo, Vice-Presidente do Município de Braga, esta iniciativa é muito importante visto que “à medida que a sociedade enfrenta desafios complexos, projeto como este assumem um papel crucial na promoção da alfabetização política e na construção de pontes entre os jovens e os decisores políticos. O sucesso deste primeiro encontro, provado por uma casa cheia, é o testemunho do interesse crescente da juventude em participar ativamente no cenário político.”

A iniciativa “Politiquices à Séria” irá continuar a desempenhar um papel vital na formação de uma nova geração de cidadãos conscientes e democráticos, estabelecendo um precedente encorajador para futuras iniciativas que procuram, tema após tema, ajudar a quebrar barreiras e tabus no diálogo com os jovens sobre as mais variadas temáticas da atualidade.