Lviv será Capital Europeia da Juventude 2025

O Fórum Europeu da Juventude concedeu o título de “Capital Europeia da Juventude 2025” a Lviv, a maior cidade do oeste da Ucrânia. O anúncio foi feito horas depois da maior cidade do Oeste da Ucrânia cair na escuridão, em consequência de um ataque de mísseis russos, que deixou toda a cidade sem eletricidade e sem abastecimento de água.

Lviv formalizou a sua candidatura a 21 de fevereiro, apenas três dias antes de o exército russo invadir a Ucrânia. A cidade com 750.000 habitantes, tornou-se um centro humanitário para ucranianos que fogem de outras partes do país criando abrigo para cerca de 250.000 deslocados. Após a invasão, o município revisitou a sua candidatura, desenhando um novo programa para atender às necessidades dos jovens que vivem a guerra, assente em três objetivos principais: Incentivar os jovens a permanecerem na Ucrânia; encorajar aqueles que deixaram o país a regressar; construir ligações entre os jovens da Ucrânia e do resto da Europa.

O júri concedeu o título de Capital Europeia da Juventude 2025 a Lviv em reconhecimento à visão que apresentou para os jovens ucranianos e ao programa que aborda as perdas emocionais, morais, físicas e financeiras que os jovens da Ucrânia vivenciam. A visão de Lviv responde a essas necessidades, transformando a Capital Europeia da Juventude num centro que ajuda os jovens a sobreviver, viver e se desenvolver em uma Ucrânia moderna e europeia.

 

X