Emorregula-Te

O que são emoções, o que temos que saber sobre elas e porque é tão importante aprendermos a geri-las.  Antes de mais, gostaríamos que ficasses com a ideia de que nós, os seres humanos, somos acima de tudo emocionais, que o nosso corpo é muito mais emocional do que outra coisa qualquer.

Emoção é uma resposta complexa e espontânea do organismo humano a um estímulo externo ou interno, que implica alterações psicofisiológicas tais como, alterações do ritmo cardíaco e da expressão corporal e também uma experiência mental subjetiva.

Ao longo da nossa vida somos levados a crer que existem as emoções, boas e más e que estas últimas devem a todo custo ser evitadas. Reprimir a tristeza, a raiva, o medo, ditas “más”, adoece o corpo e a mente com a agravante de aprendermos também a controlar as “boas” como por exemplo a alegria. Na verdade, o “dispensador” das emoções ditas más, é o mesmo das emoções ditas boas, por isso, se impedires a saída de umas, as outras também serão bloqueadas.  Simplificando, tornamo-nos autómatos, assintomáticos, até que um dia a “tampa salta” e está tudo perdido, porque dizemos e fazemos o que queremos e o que não queremos e não devemos.  A intensidade das emoções amordaçadas torna –as incontroláveis, não podemos, pois, lutar contra elas, queiramos ou não, é impossível não sentir.

Quando falas do que sentes diminuis a intensidade desse sentir e é também a oportunidade dos outros te perceberem e poderem interagir contigo de forma mais adequada. A expressão emocional e a forma como comunicas aos outros o que sentes, é uma das aprendizagens mais importantes da tua vida porque é essencial para o teu bem-estar psicológico.

A autorregulação é justamente aprender a lidar com o stress e com as emoções negativas, sendo a expressão emocional uma das tarefas mais importantes deste processo. Trata-se, pois, de uma aprendizagem contínua, fundamental para o nosso equilíbrio interno, favorece o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e contribui para um funcionamento adaptado em todas as áreas da nossa vida, maior resiliência e mais Saúde Mental.

 

Celeste Peixoto