Carta aberta a 2022

Caro ano de 2021,

como estás?

O teu ano está prestes a terminar, e porque não fazermos um balanço do que foi 2021? Ano difícil e cheio de contornos o teu. Foste um ano bastante desafiante e que nos colocou a cabeça à roda. Pensar como chegar até junto dos nossos jovens, fazê-los sentir o quanto o nosso trabalho está pensado em auxiliar o seu caminho.

Perguntamos e demos a volta às estrelas, mas não desistimos.

Arregaçamos as mangas e tendo em conta os avisos, as preocupações e as ameaças que por aí pairam, decidimos que não era a hora de parar, mas sim de lutar. De marcar um tempo. Foram muitas as atividades que conseguimos, contra a tua vontade, colocar no terreno. Segurança Máxima Ativada foi a palavra de ordem. Olha só:

Focamo-nos nos Sonhos e, com o balanço dos Pés, na mais bela sala do país, o talento encheu o palco de brilho e esperança. Um momento lindo e cheio de poesia. Fizemo-nos à “estrada” rumo à A3 eorganizamos o 1º Encontro Nacional de Conselhos Municipais da Juventude, onde juntamos mais de 300 participantes on-line com vista a trabalhar para reforçar a participação jovem e apoiar a melhoria contínua das políticas de juventude locais.

Fizemos uma Pausa para Férias, levando o conhecimento e a partilha até todos. Desafiamos a todos que connosco estiveram a colocar na sua vivência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assumindo aquele que é o compromisso que todos assinamos com o planeta. Dedicamos, em conjunto com as associações juvenis que diariamente trabalham para todos os jovens, a Semana da Juventude. Foram muitas as iniciativas que preencheram os 7 dias da semana, sendo que no final ficamos com a sensação clara de dever cumprido. “30 Direitos 30 Percursos” foi o nosso tributo aos Direitos Humanos.

Reunimos com as associações, adaptamo-nos ao digital, conseguimos ter a Porta sempre aberta para receber e ouvir as dúvidas e projetos, aquela vontade de saber como ter uma experiência internacional, tudo pensado em estar aqui para todos.

E para que estejamos mais perto ainda, lançamos o novo Portal da Juventude. Simples, intuitivo, arrojado e cheio de personalidade.

Mas tudo tem um fim, e o teu 2021 está já já aí. Dizemos-te adeus e damos as boas vindas a 2022! E que ano espetacular vai ser, e o mote para a agenda que propomos é:

2022 Ano Europeu da Juventude

2022 – Braga Capital Europeia da Juventude – 10 anos passaram. E nós vamos celebrar!

Como vês estamos ocupadas com sonhos e projetos para levar até aos nossos jovens de Braga o melhor para o seu futuro. Por isso, tu que estás a ler esta carta que escrevemos a 2021, fazemos-te o desafio para que apareças e participes nesta caminhada: Sonha connosco, pois sem ti nada faz sentido!

Até já

X