Semana da Juventude 2021 #OFuturoéAgora

Braga viveu mais uma Semana da Juventude, atividade promovida pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Braga que tem como objetivo apoiar a partipação e a intervenção das associações e dos jovens munícipes na cidade.

Foram 9 dias em que várias associações juvenis aceitaram o desafio para se mobilizarem e mostrarem à cidade e aos jovens bracarenses o trabalho que diariamente realizam. E foi com o empenho, dedicação e ligação que nos une que foi possível construir um programa repleto de atividades.

Das atividades realizadas pudemos conhecer quais os compromissos assumidos que a agenda para 2030, através dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, têm delineado. São muitos os desafios que todos temos em mãos e que juntos tudo faremos para os atingir. O envolvimento das organizações que trabalham estas temáticas em muito nos ajuda a tomar essa consciência. E foi com a Associação Synergia e a Juventude Cruz Vermelha de Braga, através dos seus jovens voluntários internacionais, que fizemos essa reflexão #2030IsNow

O Programa Afeta-te rumou às escolas para falar com os nossos jovens sobre “Consentimento Consentido”. Estivemos na Escola Secundária de Maximinos, na EPB – Escola Profissional de Braga e na Esprominho – Escola Profissional do Minho onde tivemos sempre casa cheia, para juntos (equipa, alunos e professores) “debatermos” sobre a importância de dizer Não, a importância de estabelecer limites; limites esses que cabe a cada um de nós transmitir. O consentimento é a chave de e para tudo.

O desporto foi um grande impulsionador de algumas das atividades e que permitiu às associações mostrarem o excelente trabalho que desenvolvem junto dos mais jovens. O Clube de Escalada de Braga inaugurou as suas instalações e permitiu que todos os jovens interessados pudessem experimentar escalar a desafiante parede, que muito prémio, através dos seus atletas, tem trazido à cidade. A ADAB – Associação de Desportos Americanos de Braga com as modalidades do Futebol Americano e Flag Football desafiaram os jovens que se quisessem juntar para experimentarem in loco e com os seus atletas o quanto estas práticas desportivas são importantes e muito estimulam o espirito de união e equipa. Já a Associação Juvenil de Gualtar organizou dois momentos de grande convívio e solidariedade. Um passeio de BTT e uma aula de Pilates solidária cuja “receita” reverteu a favor da Associação Abandoned Pets. Diferentes iniciativas, mas que imprimiram uma dinâmica diferenciadora e bastante acolhedora a todos que quiseram e puderam fazer parte.

E é de fazer parte que falamos quando planeamos a Semana da Juventude. É de fazer parte de um movimento, de um todo que nos permite chegar a cada um. E nesse sentido, a OIKOS – delegação Norte –  apresentou-se com um novo projeto na área dos Direitos Humanos – “Humaniz(Arte)” – projeto este totalmente dirigido aos jovens e ás associações juvenis que com eles trabalham com o intuito de os sensibilizar e envolver em ações sobre esta grande temática. Um grande desafio em que estamos todos verdadeiramente envolvidos.

O envolvimento das associações que trabalham os programas internacionais, nomeadamente a ESN Minho – Erasmus Student Network Minho e a AISEC Minho, foi de suma importância para levarem sessões de esclarecimento junto dos jovens universitários que muitas vezes procuram respostas e não sabem onde as encontrar. São muitas as ofertas que estes programas possibilitam e um contacto de maior proximidade ajuda muito.

A Cidade Curiosa, uma vez mais, parceira desta caminhada, marcou presença com a inauguração da Academia de E-Sports, organizando campeonatos de jogos eletrónicos e de tabuleiro. Foram dias de grande entusiasmo na Ludoteca da Estufa, com uma adesão incrível de jovens e menos jovens, para competirem entre si, digital e presencialmente, criando um estrondoso ambiente de festa.

E foi em festa que as Tunas deram música nas ruas da cidade. A Tuna Universitária do Minho e a Gatuna – Tuna Feminina Universitária do Minho, trouxeram voz e alegria a todos que de uma forma simpática se juntaram, e em conjunto cantaram muitos dos êxitos que povoam a memória dos estudantes e de quem os ouvia. Quem também deu música foi a Associação Musical Sinfonietta de Braga que marcou presença com as II Jornadas do Violino, o que permitiu a um público vasto poder participar e muito aprender.

Assim, será um até já, pois continuaremos a trabalhar para que as associações juvenis possam ter este espaço para se darem a conhecer e conhecerem-nos.

X