Intercâmbio Juvenil traz 25 jovens a Braga

De 8 a 15 de abril, 25 jovens oriundos de Portugal, Itália, Grécia, Lituânia e Letónia juntaram-se na cidade de Braga para falar de inclusão no desporto, num intercâmbio juvenil intitulado “Embrace Your Abilities!” organizado pela Juventude Cruz Vermelha – Delegação de Braga. 

Durante estes dias, foram promovidas diversas atividades em grupo, diálogos e um debate acerca dos grupos minoritários, discriminação e inclusão destes no desporto nas diversas realidades europeias. Estes jovens tiveram a oportunidade de visitar a Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Barcelos, onde foram desafiados a colocarem-se no lugar de alguém com deficiência e experimentar futebol para cegos, ténis e ténis de mesa em cadeiras de rodas. Fizeram canoagem e escalada com os Amigos da Montanha, Barcelinhos. Puderam também assistir a um treino e praticar basquetebol em cadeira de rodas na Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Braga. No final da semana foram recebidos pela vereadora Dra. Sameiro Araújo na Câmara Municipal de Braga onde receberam os seus merecidos certificados. 

De regresso a casa, estes jovens levaram consigo não só novas amizades, mas também, um maior conhecimento e inspiração para promover a mudança e tornar o desporto um ambiente mais inclusivo.

X