Conselho Municipal de Juventude reúne na Sede da Junta de Freguesia de São Lázaro e São João do Souto

O Conselho Municipal de Juventude (CMJ) reuniu esta quinta-feira, 22 de setembro, na sede da Junta de Freguesia de São Lázaro e São João do Souto, cumprindo o propósito da descentralização das reuniões, possibilitando o conhecimento de outros espaços municipais às associações presentes. Este encontro foi presidido pela Vereadora com o Pelouro da Juventude, Dra. Sameiro Araújo, e estiveram presentes representantes das associações juvenis do concelho, representantes das juventudes partidárias, núcleos de estudantes do ensino superior.

Entre os temas debatidos, foi feita a avaliação da iniciativa do Dia Internacional da Juventude, onde duas das organizações que levaram a cabo atividades, nomeadamente a JCV – Juventude Cruz Vermelha e a FAJUB – Federação das Associações Juvenis de Braga, foram parabenizados pela Sra. Vereadora pela excelente organização e dinamização de jovens para a celebração deste que é o seu dia.

Foi também apresentado o calendário para o Orçamento Participativo Jovem “Tu Decides”, programa que permite que jovens dos 14 aos 35 anos apresentem propostas que visem incentivar o contributo para um melhor desenvolvimento do seu concelho. No decorrer da ordem de trabalhos foi possível, e no âmbito das celebrações do décimo aniversário de Braga ter sido Capital Europeia da Juventude, apresentar o calendário de algumas das iniciativas que as organizações têm vindo a promover, abrindo ainda a possibilidade a outras tantas queiram poderem se associar a esta iniciativa que é dos jovens de Braga para todos.

O CMJ visa promover a participação da população jovem na atividade do concelho e o seu envolvimento na planificação das atividades, através do diálogo e participação das associações que os representam, em muito favorece o seu papel enquanto cidadãos ativos e interessados.

X