Braga recebe 35 jovens para intercâmbio internacional promovido pela Juventude Cruz Vermelha de Braga

Nos dias 20 a 25 de julho, 35 jovens provenientes de Portugal, Espanha, Finlândia, Itália e Polónia, juntaram-se na cidade de Braga para participar num intercâmbio internacional de jovens acerca da temática da saúde mental e bem-estar, intitulado “The Love Triangle of Mental Health“, organizado pela Juventude Cruz Vermelha – Delegação de Braga e financiado pelo programa Erasmus+. Este projeto teve como objetivo sensibilizar para a importância e os estereótipos presentes no tema da saúde mental nas diversas realidades europeias, abrangendo os vértices do triângulo da saúde mental – emocional, social e físico.

A semana foi preenchida por diversos tipos de atividades de educação não-formal onde exploraram algumas perturbações mentais, apresentaram a realidade dos seus países no que concerne à saúde mental, aprenderam sobre os neurotransmissores (substâncias químicas do cérebro), a função dos mesmos e como podemos aumentá-los ou diminuí-los com atividades do nosso quotidiano. Atividades mais criativas e mindfulness, onde os participantes puderam expressar-se e relaxar através da arte; atividades mais pessoais como a “Carta de mim para mim”, que levou a autorreflexão, autoconhecimento e autodescoberta. Adicionalmente, participaram na “Biblioteca Humana” no gnration onde puderam conversar com pessoas com diferentes realidades e trocar experiências de vida e ideias acerca do tema, num ambiente descontraído e propício, promovido por este espaço.

Desenvolveram também algumas atividades exteriores como um Peddy Paper pelo centro de Braga que pretendia dar-lhes a conhecer a cidade, a população local e a si próprios, num momento de mindfulness. Os jovens realizaram uma “Campanha Social”, no centro da cidade, com o objetivo de aumentar a consciência dos residentes e de quem visitava a cidade sobre a importância da saúde mental. Adicionalmente, foram realizadas atividades aquáticas no rio de Adaúfe e uma sessão de Yoga no Parque da Rodovia, onde os participantes puderam desenvolver a vertente física do seu bem-estar.

De regresso a casa, estes jovens levaram consigo não só novas amizades, mas também, um maior conhecimento e consciencialização sobre o tema da saúde mental e ferramentas para quebrar o estigma ainda existente na mesma. Depois deste intercâmbio espera-se que do conhecimento adquirido parta inspiração para promover a mudança necessária para tornar a saúde mental também uma prioridade de vida.