Braga presente na 4ª Conferência Europeia EGL

Em Ano Europeu da Juventude, Braga marcou presença, na 4º Conferência Europeia Europe Goes Local, que se realizou entre os dias 17 a 19 de maio de 2022 em Cluj-Napoca – Roménia. Um evento que reuniu aproximadamente cerca de 200 participantes, técnicos da juventude a nível municipal, que durante estes dias puderam conhecer, trocar e expressar pontos de vista, criar atividades conjuntas e aprender uns com os outros.

Na manhã do último dia, e sob a temática “Youth work in the spotlight – Youth workers perspectives meet public authorities and youth policies” podemos contar com uma sessão de Q&A com decisores políticos locais e nacionais romenos, assim como a destacar do painel o Presidente do Município de Braga, Ricardo Rio e a Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

Também em ano de comemoração do 10º aniversário de Braga como Capital Europeia da Juventude, e paralelamente ao evento, foi assinado o documento para a criação da NEYC – Network of European Youth Capitals, que terá a sua sede na cidade de Cluj-Napoca. Para além dos representantes das Ex- Capitais da Juventude, Ricardo Rio (Braga ), Emil Boc ( Cluj- Napoca ) e Plamena Merinova ( Varna ), como membros fundadores, testemunharam a este momento  Apolos Tzitzikostas, Presidente do Comité Europeu para as Regiões e ainda Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

Deste momento também fez parte, de uma forma simbólica, a plantação de uma árvore, onde através do trabalho e politicas presentes e futuras que são desenhadas e levadas a cabo por todos que trabalham com e para os jovens, lhe façam assegurar um germinar de resultados que possam ser colhidos de forma segura.

 

 

X