No dia de ontem, 12 de agosto (segunda-feira), celebrou-se o Dia Internacional da Juventude, e em Braga foram diversas as atividades que assinalaram este dia especialmente dedicado aos mais jovens.
As comemorações do Dia Internacional da Juventude arrancaram no passado sábado (10 de agosto) à tarde, no Centro de Juventude de Braga – Pousada de Juventude. O Município de Braga, o Centro de Juventude, a FAJUB – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. organizaram conjuntamente, pelo terceiro ano sucessivo, um programa de atividades, que culminou com a já habitual Sunset Party.
Nesta iniciativa, marcaram presença, aproximadamente, 150 jovens, que participaram nas várias dinâmicas que foram preparadas. Sunset Party com o DJ Lucas de Freitas, Simulador de Fórmula 1 (com a colaboração da Inygon), Torneio de Ping-Pong, PlayStation 5 e Dinâmicas de Educação Não Formal, foram alguns dos momentos que marcaram este evento.
Realizou-se, também, uma Mesa-Redonda subordinada à temática “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”, com as intervenções de André Cardoso (Presidente do CNJ), Bruno Fernandes (CEO da Pluggable.AI), Fernando Vieira (Presidente da FAJUB e Vice-Presidente da FNAJ), Mariana Oliveira (Presidente da RYSE Portugal) e Sofia Barros (Presidente da ESN Minho).
Além disso, ontem, a Juventude Cruz Vermelha Braga, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, levou a efeito duas campanhas para festejar o Dia Internacional da Juventude. No período da manhã, no centro de Braga, a Campanha “Beata a Beata”, em que cerca de 15 jovens voluntários recolheram 7 mil beatas, sensibilizando para a importância das ações individuais diárias, a proteção do ambiente, a preservação do planeta e um futuro mais sustentável. E, durante a tarde, a Campanha “# O Meu Sol”, na Piscina da Rodovia, consciencializando para a prevenção da exposição solar excessiva, para a importância da hidratação e para a promoção da saúde e segurança de crianças e jovens.
Ademais, ontem, para aproveitarem e desfrutarem do Dia Internacional da Juventude da melhor forma, os jovens Bracarenses (com idade até aos 30 anos) puderam entrar gratuitamente nas Piscinas Municipais da Ponte, Rodovia e Parretas e nas piscinas de diversas freguesias do concelho, e puderam, ainda, viajar gratuitamente em toda a rede dos TUB – Transportes Urbanos de Braga.
Recorde-se que o Dia Internacional da Juventude foi instituído por Resolução adotada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas de 17 de dezembro de 1999, com o propósito de reconhecer o papel essencial dos jovens nas comunidades. Este ano, o tema definido foi “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”.