O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, esteve hoje, 24 de Outubro, na Escola Secundária de Maximinos, onde participou numa sessão sobre democracia local que envolveu alunos do 12.º ano.
A iniciativa, organizada pelo Município de Braga em parceria com o Europe Direct Minho, realizou-se no âmbito da Semana Europeia da Democracia Local.
Ricardo Rio salientou que a Autarquia tem vindo a implementar uma cultura de abertura à comunidade que procura envolver os jovens na discussão de diversos temas. “Os jovens têm olhado com desconfiança para as instituições públicas e é necessário combater esse fenómeno, dando a conhecer aos mais jovens a importância da sua participação cívica e do exercício da sua cidadania. Temos de criar uma forte ligação entre os jovens e a sociedade”, sustentou.
De forma transversal, o Município de Braga, em colaboração com os agentes locais, tem procurado constantemente potenciar as respostas para os jovens nas mais diversas vertentes, promovendo ainda a réplica destas boas práticas a nível internacional.
“Não é por acaso que Braga esteve na linha da frente na criação da Rede de Capitais Europeias de Juventude, na introdução do Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’, na reactivação do Conselho Municipal da Juventude, na realização dos Concursos Jovens Criadores e Jovens Talentos ou na implementação do projecto ‘100% Youth City”, exemplificou o Autarca.
A Semana Europeia da Democracia Local constitui um evento pan-europeu anual de celebração da Carta Europeia da Autonomia Local, assinada no dia 15 de Outubro de 1985, e que possui como desígnios promover a democracia local, a participação dos cidadãos e a aproximação dos munícipes ao poder local, sendo que as autoridades locais são convidadas a organizar iniciativas no âmbito da participação democrática.
No presente ano, em 23 e 24 de Outubro, o Município de Braga, em parceria com o Centro Europe Direct Minho, assinala esta semana com a realização de sessões e actividades a propósito da importância da democracia e da participação, do poder local e das instituições europeias nas Escolas Secundárias do concelho, junto da população mais jovem, com as finalidades de abordar estas temáticas e de esclarecer as dúvidas existentes.