O projecto "Pedalar pela Leitura" veio para ficar
27 JAN 2020

O projecto "Pedalar pela Leitura" veio para ficar

A escola Eb23 André Soares foi a escola anfitriã para o arranque de mais um ano em que o projeto "Pedalar Pela Leitura", uma parceria entre o Municipio de Braga e a Porto Editora, passará  por todas as EB2,3 da cidade de Braga que aceitaram este desafio, e que durante uma semana irão pedalar para vencer esta competição que lhes trará uma nova biblioteca para a sua escola, numa oferta da Porto Editora.

Braga, ao longo da sua história bimilenar, foi palco de momentos que marcaram a narrativa do nosso país. Bracara Augusta, assim outrora designada, é hoje uma cidade com a mesma vontade histórica de exibir a sua coragem e assim viver um ano de 2020 como uma verdadeira conquista. Ao longo dos últimos anos, a cidade conseguiu distinguir-se pela sua história, pelo seu património e pelo seu crescimento acentuado na área da cultura e do desporto.

Muitos dos projetos até hoje implementados têm como objetivo central contribuir para a inclusão social e garantir o acesso das crianças, adultos e seniores à prática desportiva em todas as infraestruturas do Município. Esta iniciativa tem ainda como objetivo desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica que articule a intervenção dos diferentes agentes locais, procurando reunir esforços e estimular a troca de experiências dos mesmos, a partilha de vivências pela participação em família e dar um forte contributo ao estabelecer ligações entre os conceitos relevantes do desporto – o espírito de grupo, a cooperação, a solidariedade, a lealdade, o “Fair-Play”, o respeito pelo outro – e a vida em sociedade.

Para Sameiro Araújo esta é uma iniciativa “que terá um papel relevante na promoção da leitura e do gosto pelo livro e, acima de tudo pela competição saudável entre todos os alunos que irão fazer parte deste grande projeto.” Para a vice presidente câmara municipal de Braga "Este é um projeto muito especial e que esperamos manter durante todos os anos lectivos" salientou

A Porto Editora congratula a Câmara de Braga salientando que "Esta é uma iniciativa que merece bem ser acarinhada. Aliar a prática desportiva a um exercício tão estimulante quanto a leitura é promover o bem-estar físico e intelectual dos alunos. Está de parabéns a Câmara Municipal de Braga e a Porto Editora tem muita honra em apoiar esta iniciativa."

Braga destaca-se atualmente como um concelho com altos níveis de dinamismo, baseados num associativismo desportivo e cultural eclético e ativo, sistematicamente suportado por políticas municipais incentivadoras a este dinamismo procurando o denominado “Desporto para Todos”, e com esta parceria tentamos que o slogan “Corpo são, mente sã ” possa chegar a todos aqueles que neste momento estarão mais afastados da atividade física e da literatura dentro das escolas da cidade de Braga.