O "Armário 65" chega à U.Minho
06 DEZ 2019

O "Armário 65" chega à U.Minho

O "Armário 65" chegou à  Escola de Ciências da Universidade do Minho que, durante a manhã desta sexta-feira, 6 de dezembro, um polo desta iniciativa  que usa jogos de tabuleiro para promover o conhecimento e a estratégia. A inauguração contou com a presença da vice-presidente do Município de Braga, Sameiro Araújo, diretora do CMAT, Lisa Santos,  e da presidente da associação juvenil Cidade Curiosa, Cecília Gonçalves.

A vice presidente do Município de Braga, além de elogiar o trabalho desta associação, aproveitou o momento para lançar um desafio "Este é, sem sombra de dúvida, um dos projectos com mais sucesso nascido do Tu Decides, quero aproveitar este momento para, mais uma vez congratular a Cidade Curiosa pela perseverança e pela paixão que dedicam a este magnifico projecto, e, desafio os alunos do curso de matemática da U.Minho a criarem um jogo sobre a cidade de Braga."Salientou

Jogos de mesa modernos como Caravelas, NMBR9 e Millions, mas também clássicos como Risk pretendem ser “ferramentas indiscutíveis” para desenvolver competências na aprendizagem da matemática e fora do mundo online. Ao longo do ano letivo prevê-se realizar atividades para o público em geral e para a comunidade do ensino superior, mas também para alunos visitantes do ensino básico e secundário da região, onde o “Armário 65” pretende também ser alargado. O projeto é promovido pela Cidade Curiosa, no âmbito do Orçamento Participativo do município, com a parceria dos núcleos CMAT Junior Group e OutLab.

“Os jogos de tabuleiro funcionam como sistemas de aprendizagem baseados em regras, criando mundos em que os jogadores participam ativamente, usando pensamento estratégico para fazer escolhas, resolver problemas complexos, buscar conhecimento do conteúdo, receber feedback constante ou considerar o ponto de vista dos outros, tendo, sobre o jogador, o poder de um exercitador universal”, define a professora Cláudia Mendes Araújo, do Departamento de Matemática e Aplicações da UMinho. “Falar em jogos em geral é falar em pensar, divertir-se e relacionar-se com os outros. O investigador Martin Gardner dizia que a Matemática é uma espécie de jogo em que o adversário é o universo”, acrescenta.
O CMAT nasceu em 1991 na UMinho e tem um polo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Conta com mais de 60 investigadores doutorados, além de estudantes e de colaboradores de outras instituições. Procura responder a novos desafios com impacto social em áreas como ambiente, computação, saúde, engenharia e física, quer em projetos de investigação, de ensino e de interação na comunidade.

O "Armário 65" chega à U.Minho - imagem #1
O "Armário 65" chega à U.Minho - imagem #2