Já são conhecidos os vencedores do “Orçamento Participativo “Tu Decides” 2019
08 NOV 2019

Já são conhecidos os vencedores do “Orçamento Participativo “Tu Decides” 2019

Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo ‘Tu Decides’ 2019. O projeto mais votado foi o ‘eSports” com 891 seguido pelo” Boxe, uma luz para o futuro!” com 473 e em terceiro lugar ficou “Games On!” que arrecadou 286 votos.

O “Tu Decides!” pretende desde sempre aproximar os jovens dos órgãos de decisão autárquicos, promovendo uma maior aproximação das políticas públicas às necessidades e objetivos dos jovens, mas também promover o exercício de uma cidadania ativa e participada junto dos jovens, o seu desenvolvimento pessoal e social, fomentando a educação para a cidadania e o diálogo entre os jovens e os órgãos de poder local.

O Orçamento “Tu Decides!” contempla uma verba 75 mil euros e cada proposta terá um valor de realização global máximo de 25 mil euros.

Sameiro Araújo, vice-presidente do Município de Braga, reconheceu o “imenso mérito e interesse” das propostas apresentadas, revelando que algumas delas “poderão ser aproveitadas pelo Município, mesmo não tendo sido vencedoras, dado o seu mérito qualitativo”

Esta edição do Orçamento ‘Tu Decides’, iniciativa surgida em 2015, registou um grande número de propostas aceites (14) e de número de votantes (3171).

Projetos vencedores abrangem diferentes áreas

O projeto ‘eSports` pretende implementar na Ludoteca que se situa na Estufa do Parque da Ponte, mais concretamente na Game Box, uma academia de eSports (jogos eletrónicos). Esta academia será um centro de formação de atletas, treinadores e gestores desportivos na área dos jogos eletrónicos. Esta é uma modalidade que tem vindo a crescer ao nível internacional e dar formação aos jovens bracarenses para fazerem parte desta realidade é o desafio. O objetivo maior desta academia é ter equipas nos vários campeonatos nacionais e organizar uma liga entre escolas de eSPORTS captando jovens talentos. Este projeto que promete dinamizar ainda mais a cidade de Braga tem um orçamento de 24.750 euros.

‘Boxe, uma luz para o futuro”, com um orçamento de 19,508 euros propõe a criação de uma rede de apoio para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais, através da modalidade do boxe olímpico.  Pretende-se que através desta rede se possa trabalhar valores de cidadania junto dos mais novos, assim como criar um meio para combater o insucesso escolar, a exclusão social e o bullying, tanto nas escolas como em todos os bairros da cidade.

Com um total de 24,690 euros surge o “Games On!’, um programa que pretende aliar a tecnologia digital às artes da dança e da música, colocando-a ao serviço dos alunos do ensino articulado do Agrupamento de Escolas de Maximinos, potenciando o desenvolvimento das suas competências artísticas. A associação do digital, através do uso de jogos de dança e música, gravações e edição de vídeos relacionados com improvisações em dança e performances musicais é o grande desafio. A proposta prevê formação na área digital complementada com a realização de alguns espetáculos. No final será feito um grande evento em que as três artes criativas serão apresentadas, nomeadamente: música e dança ao vivo acompanhada com projeções vídeo. O projeto envolve os alunos desde o pré-escolar até ao ensino secundário.