Jovens de Braga em Turim
22 MAR 2018

Jovens de Braga em Turim

O Município de Braga e a Fundação Bracara Augusta lançaram uma Open Call para a seleção de 4 participantes num projeto Erasmus+, Key Action 2, designado COM’ON Europe. Este projeto, dinamizado pela Rede das Capitais Europeias da Juventude conta com a participação das cidades de Braga, Cascais, Thessaloniki, Varna, Turim e Cluj-Napoca e tem como objetivo a formação de facilitadores dos processos de criação, implementação e avaliação de orçamentos participativos municipais.

Hoje, 20 de março, foi o primeiro dia do projeto, em Turim, Itália.

As sessões iniciaram com uma dinâmica para que todos os participantes se conhecessem e compreendessem o projeto Erasmus+ bem como o processo inerente ao desenvolvimento de Orçamentos Participativos. Durante a tarde, a agenda foi preenchida com dinâmicas que, para além de promoverem o trabalho de grupo, visavam a reflexão sobre o impacto de políticas sócio-económicas e de gestão de recursos, factores que podem potenciar ou limitar a aplicação de Orçamentos Participativos.

No segundo dia na bella Italia, o grupo Português apresentou as dinâmicas do orçamento participativo Tu Decides!,

guiados pelo José e pela  Sara que explicaram às diferentes delegações tudo o que caracteriza o nosso orçamento participativo, realçando que só adotando estas políticas podemos ter jovens motivados e preparados para integrar processos de decisão e definicao de politicas sociais. Tudo isto decorreu durante a visita ao Open Incet, um edificio com conceito semelhante ao do GNRration em Turin. Nesta visita podemos conhecer, alguma empresas de inovacao social em processo de incubacao.

No decorrer da tarde foram discutidos o papel, os valores e as competências de um facilitador no contexto do Orcamento Participativo, assim como quais devem ser os seus recursos, as fases do processo de facilitacao bem como as dificuldades e os desafios a sua implementacao. Obvio que o dia só terminou depois de uma bela fatia de pizza.

Jovens de Braga em Turim - imagem #1
Jovens de Braga em Turim - imagem #2