“Parlamento Concelhio – Pequenos Grandes Políticos” premiado pela ANAM
11 MAI 2019

“Parlamento Concelhio – Pequenos Grandes Políticos” premiado pela ANAM

A ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais, promove anualmente a atribuição de prémios que visam reconhecer, no plano nacional, estudos, artigos, trabalhos de investigação científica e jornalística e trabalhos de âmbito escolar relacionados com matérias que valorizem e dignifiquem as Assembleias Municipais e o seu papel na organização democrática dos município.

Entre as categorias dos prémios promovidos por aquela entidade, está o “Prémio “Boas práticas” nas Assembleias Municipais”. Este prémio prémio destina-se a reconhecer o trabalho das Assembleias Municipais existentes, na promoção das boas práticas no seu funcionamento e seu impacto local na relação com os munícipes. Ora foi neste contexto que o trabalho desenvolvido na cidade de Braga pela iniciativa do Pelouro da juventude, “Parlamento Concelhio – Pequenos Grandes Políticos” foi premiado.

Esta iniciativa do Município de Braga e da Assembleia Municipal de Braga, foi elogiada não só pela promoção  conhecimento que promove da Assembleia Municipal, do seu funcionamento e valores, mas também pelo facto de já se ter tornado uma iniciativa que perdura no tempo e que os participantes elogiam, quer pela experiencia de proximidade com a Assembleia Municipal e executivo da Câmara Municipal de Braga, quer pela possibilidade das sua ideias serem auscultadas pelo município podendo eventualmente vir a ser concretizadas.

Nesta cerimónia, a Presidente da Assembleia Municipal Dra. Hortense Santos recebeu o premio e teve oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo dos anos no contexto deste projeto pelo Município de Braga.

O projeto “Parlamento Concelhio – Pequenos Grandes Políticos”, teve início em 2015 e continua a ser implementado anualmente. Já envolveu diretamente na sua dinâmica cerca de 300 alunos de escolas do 3º ciclo do concelho de Braga. O projeto pretende replicar uma Assembleia Municipal, com a presença do Executivo Municipal e a Mesa da Assembleia Municipal. Para o efeito, as escolas do terceiro ciclo do concelho são convidadas a apresentar projetos à Assembleia que posteriormente serão submetidos ao escrutínio através de votação direta na sessão de debate final.

Com esta iniciativa o município pretende recolher propostas criativas, originais e inovadoras que sejam simultaneamente um reflexo das preocupações dos jovens munícipes, promovendo assim mais um meio de participação e auscultação dos munícipes mais novos, e a oportunidade para participarem ativamente na “construção” da sua cidade, auscultando as suas ideias e propostas.

Além da promoção de uma educação para uma cidadania ativa e participativa a elaboração destas propostas constitui um momento formativo e enriquecedor, pois implica pesquisa, fundamentação e discussão das mesmas, apelando assim à criatividade, espírito critico, partilha e aprendizagem entre pares.