Associações de Braga desenvolvem projectos de promoção da cidadania europeia
15 NOV 2018

Associações de Braga desenvolvem projectos de promoção da cidadania europeia

Construir ANEIS na Europa’, ‘Acção Externa da União Europeia’, ‘Fábrica das Ideias para uma Europa em Synergia’ e ‘Playing Europe’ foram os projectos vencedores do concurso público de ideias ‘EUbraga, Europa’ desenvolvido pelo Município de Braga, no âmbito da campanha ‘Cities4Europe – Europe for Citizens’ da rede EUROCITIES.

Os projectos apresentados pelo Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI), pela ANEIS - Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, pelo Synergia e pela associação ‘Cidade Curiosa’, aos quais será atribuído um apoio de 1.250 euros, consistem na realização de iniciativas de promoção dos valores da cidadania europeia junto dos jovens.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o ‘EUBraga, EUropa’ assume particular importância “numa altura em que se avizinham as eleições europeias e em que se verifica um crescente afastamento dos jovens em relação aos ideais europeus”.

“É necessário que haja uma reaproximação entre os cidadãos e o projecto europeu. E foi por acreditarmos no futuro da Europa que decidimos aderir à campanha da ‘EUROCITIES’, lançando este concurso de ideias direccionado para a juventude”, explicou o Edil, durante a apresentação pública dos projectos, realizada esta Quarta-feira, 14 de Novembro, no gnration.

Nos próximos meses, o CECRI propõe-se organizar cafés-debate sobre o passado, o presente e o futuro da Europa, enquanto a ANEIS pretende elucidar e incentivar os jovens a participar activamente na vida política local, nacional e europeia através de tertúlias, workshops e expressões artísticas.

Por seu turno, o Synergia vai divulgar junto dos jovens os programas de mobilidade europeia no sentido de criar novas oportunidades de aprendizagem e participação em projectos europeus. Por fim, a ‘Cidade Curiosa’ pretende, através dos jogos de tabuleiro, promover o debate e sensibilizar os jovens para o papel de Braga na construção Europeia.

Recorde-se que o ‘EUBraga, EUropa’ enquadra-se na campanha ‘Cities4Europe – Europe for Citizens’ promovido pela EUROCITIES, com o objectivo de promover novas formas de democracia na Europa e de contribuir para reaproximar os cidadãos do projecto europeu.

Com o programa ‘EUbraga, EUropa’, o Município de Braga quis recolher contributos da juventude Bracarense sobre o futuro da Europa. Os projectos integrarão o documento que será levado à Conferência Anual da EUROCITIES, que terá lugar de 28 a 30 de Novembro, em Edimburgo.

:: PROJECTOS ::

CECRI – Projecto ‘Acção Externa da União Europeia’

Café Debate I - 26 Janeiro | “Europa, que passado?”
Café Debate II - 26 Fevereiro |  “A actualidade Europeia - Que direitos?”
Café Debate III - 12 Março | “O que esperar da União?”
Painel Colóquios RI - 8 Maio | “Acção Externa da União Europeia”

ANEIS – ‘Construir ANEIS na Europa’ (já em curso)

Youth Platform of the European Talent Support Network – Outubro 2018

Diálogo e partilha de ideias, através de projecto de colaboração internacional

Seminários, tertúlias e workshops – Outubro a Março 2019

Dinamização de actividades de livre acesso relativas aos direitos e deveres da cidadania europeia.

Laboratórios humanos – Novembro 2018

Dinamização de jogos pedagógicos relativos ao tema “cidadania” e pesquisa de respostas na web

Debates – Dezembro a Fevereiro 2019

Dinamização de debates entre as crianças, jovens e população em geral.

Expressão artística – Janeiro 2019

Sensibilização da população através de teatros de rua, actividades musicais, humor, provocações de rua, poesia, construção de murais, entre outros.

Apresentação pública – Março 2019 | Mostra dos trabalhos realizados.

SYNERGIA – ‘Fábrica das Ideias para uma Europa em Synergia’

FASE I – Novembro a Dezembro de 2018

Conjunto de tertúlias nas escolas secundárias e profissionais e outros espaços da cidade dedicados à juventude do Município de Braga para apresentação do Programa Erasmus + e das oportunidades de mobilidade europeia (ênfase no Corpo de Solidariedade Europeu).

FASE II – Janeiro a Abril de 2019

Integração dos jovens em equipas de concepção e gestão de projectos que irão reunir no Espaço TOCA. Aí irão receber o apoio necessário para o desenvolvimento das suas ideias e definição dos seus projectos.

FASE III – Datas sujeitas à aprovação das candidaturas submetidas na FASE II

Em caso de aprovação dos mesmos pela Agência Nacional Erasmus +, os jovens responsáveis pela candidatura farão parte da equipa coordenadora e serão co-responsáveis pela implementação do projecto.

‘Cidade Curiosa’ – ‘Playing Europe’

Actividades: