Crianças de Braga saudáveis e muito mais felizes!
02 NOV 2018

Crianças de Braga saudáveis e muito mais felizes!

A Gala de Entrega de Prémios do Programa “Escola Ativa!” decorreu ontem, 31 de Outubro, pelas 21h no Altice Fórum Braga. Os cerca de 200 alunos mais pontuados foram presenteados com diversos prémios e foram aplaudidos pelos quase 1000 convidados que encheram esta magnifica sala.
Os “Capitães Saudáveis” desta que é a 4ª edição foram distinguidos como os alunoa mais ativos na realização dos desafios propostos no Passaporte e que este ano tiveram um sabor especial visto que Braga é Cidade Europeia do Desporto.

Para dar inicio a esta grande Gala esteve presente a Srª Vereadora Sameiro Araújo do Município de Braga que enalteceu o trabalho feito por toda uma equipa “ É sempre com um grande orgulho que o Município de Braga se associa a este tipo de iniciativas, sendo que esta conta já com 4 anos e a cada dia que passa os valores incutidos são mais visíveis e palpáveis. As nossas crianças estão cada vez mais saudáveis e temos que aplaudir não só os jovens que acatam os conselhos de todos estes técnicos de saúde e professores, mas sem dúvida os pais e toda a família que apoiam estas crianças. Podemos afirmar que uma criança saudável é uma criança muito mais feliz”.

O programa “Escola Ativa!” encontra-se na 4ª Edição, e surgiu enquadrado no projeto Captain Apple - The Healthiest Film Festival, uma iniciativa da ALFACOOP - Cooperativa de Ensino, em parceria com o Município de Braga.

O programa foi desenhado e implementado por um grupo de professores, nutricionistas, enfermeiros e médicos de Medicina Geral e Familiar e tem como objetivo a promoção da saúde e a exploração de uma atitude ativa no combate ao excesso de peso e obesidade, que pretende fomentar a reflexão e ação sobre esta temática junto das escolas de Braga.

O Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física de 2016-2017 revelou que mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso, e a Organização Mundial de Saúde considerou a Obesidade como sendo a epidemia do século XXI. A educação para a saúde na infância e na adolescência, reveste-se por isso de elevada importância por se tratar de uma etapa do desenvolvimento na qual ocorre experimentação e são estabelecidos padrões de comportamento, adotados posteriormente na vida adulta.

Os alunos do 3º ano das escolas de Braga foram desafiados pela equipa do “Escola Ativa!” a refletirem sobre hábitos de vida saudáveis, de forma a serem os “capitães saudáveis” na escola e nas suas casas. A atividade decorreu durante os meses de maio e Junho, e contou com a participação de centenas de alunos de várias escolas . Contou ainda com a colaboração de 36 médicos que realizaram sessões de sensibilização nas escolas, sobre a importância de uma vida ativa e saudável. A cada aluno foi entregue um “passaporte saudável”, no qual constava um conjunto de atividades práticas na escola, em casa e ao ar livre, relacionadas com a alimentação saudável e a prática de exercício físico, que resultaram em pontos, e posteriormente em prémios.

Esta atividade mobilizou professores, alunos, encarregados de educação e as próprias escolas na demanda por uma vida mais saudável.