Cartão Europeu de Estudante

O Cartão Europeu de Estudante (ESC) simplifica a mobilidade estudantil na Europa permitindo que as instituições de ensino superior verifiquem de forma contínua e confiável o status de um aluno a nível europeu. A verificação de status do aluno significa confirmar que um aluno está matriculado numa universidade ou outra instituição de ensino superior.

Ao ingressar no sistema ESC e aproveitar os cartões de estudante físicos ou digitais existentes, as instituições de ensino superior podem centralizar dados específicos de cartões de estudante, reduzindo a burocracia, promovendo a transição verde e digital.

Os estudantes que viajam pela Europa para estudar terão acesso mais fácil aos serviços – dentro e fora do campus – oferecidos pela instituição anfitriã. Isso significa uma experiência de mobilidade melhor e mais conectada e um sentimento de pertencimento à comunidade europeia de ensino superior.

Vantagens da iniciativa Cartão Europeu de Estudante

Para os estudantes:

  • Acesso fácil a materiais didáticos antes da mobilidade, matrículas eletrónicas e reconhecimento automático de créditos ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos)
  • Acesso imediato aos serviços da universidade de acolhimento, tais como bibliotecas, transporte e alojamento
  • Descontos em atividades culturais em toda a União Europeia

Para as Instituições de Ensino Superior

  • Gestão simplificada de todo o processo de mobilidade por via eletrónica — da seleção dos estudantes ao reconhecimento de créditos ECTS
  • Identificação dos estudantes e intercâmbio simplificado e seguro dos respetivos dados, incluindo os registos académicos, entre instituições de ensino superior, por via eletrónica
  • Redução dos encargos administrativos associados à mobilidade de estudantes

Podes consultar mais informações aqui

X