Braga e Porto organizam II Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude

Nos dias 16 e 17 de junho, Braga e Porto reuniram municípios, vereadores, técnicos de Juventude e jovens para o II Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude, na Fundação Cupertino de Miranda, Porto.

O primeiro dia iniciou com as palavras de Sua Exa. o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que não podendo estar presente endereçou uma mensagem de vídeo com uma mensagem dirigida a todos os presentes, enaltecendo o Município de Braga e Porto, pela realização deste II Encontro que de forma tão pertinente traz, uma vez mais para cima da mesa a discussão sobre o imPACTO dos Conselhos Municipais de Juventude enquanto espaços de partilha e de ação.

Da cerimónia de abertura as vereadoras, Sameiro Araújo, Braga e Catarina Araújo, Porto, congratularam-se por ser possível a realização, desta vez em modo presencial, deste II encontro abrindo à reflexão de todos as ideias que resultaram com a carta A3 em 2021, para os desafios que o futuro traz.

Nas palavras do Sr. Secretário de Estado, João Paulo Correia, os jovens estão no cerne de todas as politicas de futuro, nomeadamente no emprego, na habitação, no ensino, entre outras. Daí a necessidade de os chamar à ação, de incrementar a sua participação, tendo nos CMJ um espaço privilegiado.

A manhã encerrou com Carlos Santos, gestor de resiliência do Human Power Hub, que partilhou com os presentes na sala a sua visão sobre o panorama atual no setor da Juventude, alertando que sem a participação dos jovens nas tomadas de decisão, a democracia poderá desaparecer.

Da parte da tarde foi dado espaço aos técnicos da Juventude e aos jovens, que foram divididos em 4 grupos de trabalho diferentes, para que juntos desenvolvessem soluções para que os CMJ´s produzissem mais impacto nas suas comunidades, através de mais poder de decisão, dar visibilidade ao trabalho produzido pelos CMJ´s e a sua relação com as instituições ou organismos locais e nacionais. A tarde de trabalhos terminou com a presença de Rui Oliveira, presidente do CNJ e de Marco Santos, presidente da FNAJ que partilharam as suas visões relativamente a futuras alterações à legislação e funcionamento dos CMJ´s.

O segundo dia de trabalho foi destinado à apresentação dos resultados da task force – Braga e Porto – e dos grupos de trabalho do dia anterior, gerando um conjunto de recomendações com vista ao incremento e consequente participação de jovens naquele que é o órgão que lhes está destinado como espaço de intervenção: Conselho Municipal de Juventude do seu município.

O encerramento dos trabalhos coube à Senhora Vereadora Catarina Araújo que em muito enalteceu a participação de todos os municípios, pois denota a vontade que todos em conjunto temos em alterar o paradigma dos Conselhos Municipais de Juventude, no que é possível aos municípios. Há um longo trabalho pela frente, mas que com a vontade de todos, e fruto da participação nestas duas edições do Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude, com toda a certeza trará resultados.